Viagem internacional em tempos de pandemia – mais testes e passes sanitários
À medida que o tempo passa e a pandemia não é mitigada, novos controles vem sendo implementados pelos países a fim de fazer gerar a economia ao mesmo tempo que buscam combater a propagação do virus. Aos poucos as fronteiras do países foram se abrindo e exigências de quarentenas foram sendo suspensas. Mas os testes PCRs se multiplicaram e os certificados de vacinação não são mais suficientes.
Alguns países, como Emirados Árabes e Egito, passaram a exigir a realização de teste PCR rápido ao desembarcar, a depender dos países visitados nos últimos 14 dias. Não interessa se voce está vacinado, se testou negativo para embarcar. No Egito voce só passa pela imigração depois que este novo teste der negativo. Em Dubai voce é informado que deve seguir para o hotel e só sair quando tiver o resultado negativo. Em ambos os países, há regras bem especificas a seguir caso o resultado seja positivo, e multas altíssimas para que descumprir as regras.
Ou seja, as viagens em tempo de pandemia exigem um planejamento especifico para realizar estes testes extras, seja em termos de tempo quanto financeiro. No post “Viagem internacional em tempos de pandemia – testes e certificados de vacinação” detalhei minhas experiencias anteriores como este planejamento de testes.
A novidade é que, mesmo estando vacinado e tendo testado negativo recentemente, agora voce deve portar os “passes sanitários”. Geralmente são aplicativos instalados no celular que comprovam que voce está vacinado e/ou que recentemente foi testado negativo para Covid19.
Para um turista conseguir o passe sanitário na Suíça, depende do cantão visitado. Em Genebra voce baixa o app, envia copias de certificado de vacina, do passaporte e das passagens aéreas. O mesmo para França. Daí é aguardar para que um agente publico valide as informações enviadas e emita o passe local. O bom é que o da Suíça vale nos demais países da Comunidade Europeia e vice-versa. Passes sanitários são exigidos para frequentar cafés e restaurantes, museus e shoppings, andar nas linhas de trem de longa distância, cruzar fronteiras, etc. A vida é bem complicada sem eles. E como depende desta validação por um agente publico pode demorar para ser emitido. É bom pedir assim que a passagem aérea for comprada.
Nos Emirados Árabes voce baixa um app especifico do emirado a ser visitado e ele é sincronizado com o teste que voce fez na chegada ao aeroporto. Mas o detalhe é que para ativar este app voce recebe um código por SMS. Então seu celular tem de estar habilitado para receber SMS no exterior – apenas acesso de dados não funciona.
Ou seja, a viagem passa a depender de termos celulares inteligentes e acesso irrestrito a dados e, em alguns locais, a rede de telefonia.
Em resumo, viajar é muito bom, mas o planejamento é necessário em tempos de pandemia.